Aprender Para Usar

Vamos limpar o oceano

Apreensão do princípio alfabético

Nesta atividade, a desenvolver sob a forma de jogo, as crianças aprenderão a detetar o fonema inicial /n/ e que este se representa com a letra <N; n>.

Objetivos

Gerais:

  • Treinar a competência para detetar o fonema /n/;
  • Treinar a correspondência entre o fonema /n/ e a letra .

Específicos:

  • Identificar os objetos que se encontram no oceano, que começam com o fonema /n/.
  • Ser capaz de identificar a letra e de a associar ao fonema /n/.


Contexto


Material

- Imagens

  • Oceano (em formato A3)
  • Dois navios
  • Duas bandeiras (uma azul e outra vermelha)

- Duas sacas de papel (para colar os navios e as bandeiras para que as crianças possam colocar lá “dentro” o lixo recolhido)

- Imagens de 34 objetos:

  • Objetos com fonema inicial /n/ - nota, nabo, nariz, nata, nenúfar, nêspera, ninho, nódoa, ninja, nove, notícia, novelo, noz, nuvem, neve, noite, nave, noiva, natal, nau, navalha, nó
  • Objetos com fonema inicial distinto – garrafa, leite, balde, mesa, pá, mel, porta, bolacha, bola, calças, mala, lápis

- Apito

- Cronómetro


Contextualização

 Saber identificar o fonema inicial é fundamental, tanto para as tarefas de leitura como para as de escrita. Nesta tarefa vai ser solicitado às crianças que recolham apenas os objetos do oceano que comecem com o fonema /n/.

A turma deve ser dividida em duas esquipas: a azul e a vermelha. O "oceano" estará colocado sobre a mesa e, individualmente, um membro de cada equipa irá recolher um objeto e colocá-lo no navio que tem a bandeira correspondente à cor da sua equipa. A atividade tem o tempo limite de 5 minutos e "ganhará" a equipa que conseguir recolher mais "lixo" com o fonema inicial /n/ e que cometa menos erros.

No final da atividade, o professor irá verificar cada objeto escolhido, juntamente com as crianças, de forma a que todos analisem e identifiquem os fonemas, tanto das imagens escolhidas corretamente como das escolhidas erradamente.


O que deve observar

Deve anotar se cada criança consegue:

  • Nomear as imagens
  • Articular corretamente as palavras
  • Compreender as instruções da atividade
  • Detetar as palavras com o fonema inicial /n/
  • Identificar o fonema inicial das palavras


Diferenciação para alunos com dificuldades

As crianças que tiverem apresentado dificuldades na realização da tarefa poderão realizá-la uma segunda vez, em grupo mais pequeno (até 6 crianças).

Neste nível do jogo, cada criança deverá ter oportunidade de identificar o fonema inicial de, pelo menos, cinco palavras.


Autoria do recurso

- Vale, A.P. & Martins, B. (2020). Vamos limpar o oceano. In Vale, A.P. & Martins, B. (2020). Atividades e materiais para promoção da consciência fonológica e fonémica, leitura e escrita. PNL2027/ EDULOG.


Publicação: 15.novembro.2021

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