Nesta sequência sintetizam-se e esquematizam-se as correspondências grafo-fonológicas a ensinar. Incluem-se aqui as mais úteis e não necessariamente aquelas que correspondem a uma descrição fonológica académica da língua. É lançado em simultâneo com a nova História Inovadora: "Fafá, Lulu e Vivi", que pode aceder no separador Histórias.
Objetivo Geral
- Sintetizar e esquematizar as correspondências grafo-fonológicas a ensinar.
Contextualização
Esta sequência, apresentada no Manual do Curso de Alfabetização de Adultos e Adolescentes, atende a um conjunto de princípios facilitadores da aprendizagem da leitura.
Organização
Começa-se pelo ensino das correspondências grafo-fonológicas mais acessíveis, consistentes e simples. As correspondências fonologicamente menos acessíveis, com grafemas complexos, aquelas cuja pronúncia depende de regras posicionais e contextuais, assim como as inconsistentes são introduzidas gradualmente. Do mesmo modo são introduzidas as diferentes estruturas silábicas e aumenta-se gradativamente o comprimento das palavras. Progride-se do mais simples para o mais complexo, o que facilita a aprendizagem da leitura tanto para os adultos, como para as crianças. Por exemplo, os ditongos não são considerados fonemas independentes em português, mas o seu conhecimento pode ajudar na ortografia e pronúncia. O material apresentado na escrita aparece entre os símbolos < >; a correspondência oral é indicada entre barras // com a pronúncia (transcrição fonémica) seguida de exemplo(s) para ajudar os leitores que não conhecem o alfabeto fonético internacional. Na transcrição fonémica, um ponto indica a fronteira silábica, e o símbolo de minuto logo antes da sílaba indica a sílaba forte, tónica. Os casos não apresentados no próprio módulo, mas só depois, no módulo final, aparecem em letras cinzas.
Autores
Régine Kolinsky; Isabel Leite; Cristina Carvalho e José Morais
Referência bibliográfica
Alves, R. A. & Leite, I. (Eds.) (2022). Ensino da Leitura e da Escrita Baseado em Evidências. Fundação Belmiro de Azevedo. Manual do Curso de Alfabetização de Adultos e Adolescentes
Publicação: 07.novembro.2022
Esta atividade pode ser usada como estratégia para iniciar o ensino das vogais, ou como estratégia para consolidar a relação entre grafemas e fonemas vocálicos depois de já todos terem sido ensinados.
Este programa destina-se a crianças de cinco anos a frequentar o último ano da educação pré-escolar. Procura promover as competências de literacia emergente a partir da leitura integral de obras de literatura para a infância.
Este jogo deve ser realizado quando todas as letras já tiverem sido ensinadas e se pretende consolidar os conhecimentos sobre as correspondências entre os fonemas e os grafemas.
Estas atividades podem ser usadas como estratégias para conhecer e aplicar as regras ortográficas de correspondência entre o fonema /R/ (R forte) e os grafemas <r> ou <rr>, e o fonema /r/ (r fraco) e o grafema <r>.
Nesta atividade é solicitado às crianças que escolham, de entre quatro palavras, aquela que não pertence à equipa, ou seja, que não começa com a mesma sílaba que as restantes três palavras.
“Saco de contar histórias” é uma atividade lúdica a realizar em família, promovendo o desenvolvimento da oralidade da criança, novo vocabulário, organização e compreensão da ação da história, memória e criatividade.
Estas atividades podem ser usadas como estratégias para conhecer e aplicar as regras ortográficas de correspondência entre os grafemas <s> ou <ss> e o fonema /s/, e o fonema /z/ e o grafema <s> entre vogais.
Nas fases iniciais da aprendizagem alfabética é muito importante que sejam explicitadas todas as operações que os aprendizes devem realizar para conseguirem decodificar palavras e, consequentemente, acederem ao seu significado.
Aprender a ler e a escrever implica a apropriação do princípio alfabético, isto é, de que os grafemas representam os sons da fala, os fonemas. As relações entre grafemas e fonemas podem ser de vários tipos e têm de ser aprendidas de forma gradual.
Conjunto de materiais destinados a crianças a frequentar o último ano da educação pré-escolar, a educadores e pais. Pretende promover, de forma lúdica, a emergência da competência da leitura e da escrita.
A tarefa apresentada destina-se a crianças a frequentar a educação pré-escolar e permite que educadores ou pais, de forma lúdica, avaliem os conhecimentos que a criança já adquiriu acerca da escrita.
O jogo "Vamos às compras com sílabas" permite às crianças treinar a capacidade de segmentar palavras em sílabas. Para jogarem irão comprar produtos numa loja usando moedas. O preço dos produtos depende do seu número de sílabas.
Neste jogo é solicitado às crianças que “usem” a máquina projetada para transformar palavras noutras palavras totalmente diferentes, acrescentando apenas um fonema (letra) no início de cada palavra.
A aprendizagem da leitura e da escrita exige perceber, assim como, aprender, a associação entre as letras (grafemas) e os “sons“ que representam (fonemas).
Nesta atividade é apresentada uma sequência de passos para o ensino das primeiras correspondências entre grafemas e fonemas, tomando como exemplo o /p/ - <P p>. A estrutura desta sessão pode ser replicada alterando os materiais (palavras, imagens, frases) para o ensino de novas correspondências.
O "Curso de Alfabetização para Adultos e Adolescentes" é uma proposta concreta de aplicação do método fónico para o ensino da leitura e da escrita em Português Europeu a jovens e adul-tos que não sabem ler e escrever ou cujas habilidades de leitura e escrita são, por razões de ordem diversa, muito rudimentares.