Aprender Para Usar

A Rua do R

Apreensão do princípio alfabético

Saber identificar o fonema inicial é fundamental, tanto para as tarefas de leitura como para as de escrita. Neste jogo as crianças aprenderão a analisar e a detetar o fonema inicial /R/ e que este corresponde à letra <R>/<r>.

Objetivos

Gerais:

  • Treinar a capacidade para analisar o fonema inicial e detetar o fonema /R/;
  • Treinar a correspondência entre o fonema /R/ e as duas formas da letra: <R>e <r>.

Específicos:

  • Ser capaz de identificar a única rua que contém apenas objetos e/ou animais que comecem com o fonema /R/.


Contexto


Material

- Mapa (projetor + tela branca ou imprimir imagem em formato A3);

- Cronómetro;

- 28 imagens (objetos ou animais);

  • Imagens com fonema inicial /R/ - roda, rosa, rato, rádio, rolha, relógio, régua, remo, regador, raio, robô, rio, rede, rei.
  • Imagens com fonema inicial distinto – bicicleta, pato, gato, chaves, bola, chapéu, navio, mota, comboio, skate, cavalo, carro, barco, cão.


Contextualização

Aprender a usar o princípio alfabético implica aprender:

a) nomes e sons de letras ou grupos de letras (grafemas);
b) a detetar, identificar e isolar os fonemas que constituem as palavras – tomar consciência dos fonemas;
c) a estabelecer associações entre grafemas e fonemas numa sequência ortográfica.

Estes três tipos de conhecimento são adquiridos e desenvolvem-se em estreita interação, influenciando-se reciprocamente. Conhecer letras ajuda a identificar os fonemas das palavras; por sua vez, tomar consciência dos fonemas ajuda a reter o som das letras e a compreender o seu papel na representação escrita de palavras, canalizando a atenção da criança para os detalhes e para a combinação de letras numa palavra. Por isso, cada um desses conhecimentos tem uma função que é necessária para a aprendizagem da decodificação e da codificação, mecanismos indispensáveis para aprender a ler num sistema alfabético

Neste jogo vai ser solicitado às crianças que encontrem uma única rua certa (a rua do /R/), ou seja, que possui apenas imagens que comecem com o fonema /R/.

Com esta atividade pretende-se que as crianças consigam analisar e detetar o fonema inicial /R/ e perceber que este corresponde à letra <R>/<r>.


O que deve observar

Deve anotar se cada criança consegue:

  • Nomear as imagens
  • Articular corretamente as palavras
  • Compreender as instruções da atividade
  • Detetar as palavras com o fonema inicial /R/
  • Identificar o fonema inicial
  • Localizar a rua certa, a rua do /R/


Extensão da atividade

O jogo pode ser realizado em contexto de turma através da projeção com videoprojector ou em grupo ligeiramente mais pequeno e também de forma individual com a impressão das imagens e do mapa num formato A3.


Diferenciação para alunos com dificuldades

As crianças que tiverem apresentado dificuldades na realização da tarefa em grupo alargado poderão realizá-la uma segunda vez, em grupo mais pequeno (até 3 crianças). Nesta fase, jogarão individualmente, com mapas impressos e competirão entre si para ver qual é a criança mais rápida a encontrar a rua que contém apenas palavras começadas com o fonema /R/.


Autoria do recurso

- Vale, A.P. & Martins, B. (2022). A rua do R. In Vale, A.P. & Martins, B. (2022). Atividades e materiais para promoção da consciência fonológica e fonémica, leitura e escrita. PNL2027/ EDULOG.


Publicação: 30.maio.2022

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