Preparar Para Usar

Que palavra não pertence a esta equipa?

Consciência fonológica, relação entre linguagem oral e escrita

Nesta atividade é solicitado às crianças que escolham, de entre quatro palavras, aquela que não pertence à equipa, ou seja, que não começa com a mesma sílaba que as restantes três palavras.

Objetivos

Gerais:

- Dirigir a atenção das crianças para a sílaba inicial;
- Treinar a habilidade das crianças para detetar a sílaba inicial.

Específicos:
- Escolher a imagem que não pertence à equipa (ao grupo de palavras que começa com a mesma sílaba).


Contexto


Material

     - 15 slides/equipas com 4 imagens:
            1) Fato, Rolha, Faca, Fada 2) Saco, Sapo, Fita, Sala 3) Gelo, Vaca, Gesso, Gema 4) Galo, Rega, Régua, Remo 5) Vaso, Vaca, Cola, Vara 6) Pera, Chave, Chapa, Chaço 7) Palha, Foca, Pato, Padre 8) Mota, Duna, Duche, Duque 9) Gota, Gorro, Golo, Jarro 10) Laço, Figo, Lago, Lava 11) Capa, Cato, Jogo, Carro 12) Ninho, Bota, Bola, Boné 13) Nave, Zero, Nata, Nabo 14) Milho, Mina, Missa, Seta 15) Fila, Sopa, Figo, Fita

     - Folhas de reposta individuais (em anexo) e caneta/lápis (uma por criança)

     - 6 grupos de 3 imagens (em anexo)
           1) Fato, Faca, Fada| 2) Rega, Régua, Remo| 3) Saco, Sapo, Sala| 4) Gelo, Gesso, Gema| 5) Vaso, Vaca, Vara| 6) Chave, Chapa, Chaço


Contextualização

     - Nesta atividade é solicitado às crianças que escolham, de entre quatro palavras, aquela que não pertence à equipa, ou seja, que não começa com a mesma sílaba que as restantes três palavras. Neste jogo são projetadas no quadro quatro imagens e as crianças devem responder primeiro individualmente na sua folha de trabalho, assinalando com um círculo a imagem/palavra que não pertence à equipa. Em seguida é escolhida uma das crianças para revelar a sua escolha e explicar as razões (todas as crianças devem terá oportunidade de, pelo menos, ser uma vez as primeiras a responder). O resto do grupo deve confirmar se a resposta da criança está correta ou não e justificar.


O que deve observar

Deve anotar se cada criança consegue:

     - Nomear as imagens
     - Articular corretamente as palavras
     - Compreender o que é o som inicial/sílaba
     - Compreender as instruções da atividade
     - Detetar se as palavras partilham ou não a sílaba inicial


Extensão da atividade

   -  As dificuldades no reconhecimento de vocabulário, nomeadamente o utilizado nas equipas e nos intrusos, devem ser registadas na Ficha de Sessão para que em momento posterior sejam alvo de trabalho específico, em tarefas desenhadas para a aprendizagem e consolidação lexical.


Diferenciação para alunos com dificuldades

         - As crianças que tiverem apresentado dificuldades na primeira parte da tarefa são selecionadas para realizar a segunda parte. Neste nível, são colocadas imagens na mesa, de dois grupos de imagens, mas em posições aleatórias e é solicitado à criança que separe os elementos para criar duas equipas/grupos analisando a sílaba inicial. Este jogo pode ser repetido três vezes.


Autoria do recurso

- Vale, A.P. & Martins, B. (2020). Sons espaciais. In Vale, A.P. & Martins, B. (2020). Atividades e materiais para promoção da consciência fonológica e fonémica, leitura e escrita. PNL2027/ EDULOG.


Publicação: 23.fevereiro.2021

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