Desenvolver Para Usar

Processos de escrita

Um exemplo com alunos do 3.º ano

Leitura e escrita são as duas faces da linguagem escrita: estão relacionadas e reforçam-se mutuamente quando trabalhadas de forma articulada. Escrever sobre textos lidos melhora a compreensão e desenvolve a capacidade de escrita.

É intuitiva a ideia de que a leitura e a escrita estão intimamente relacionadas e se reforçam mutuamente. Afinal, elas são as duas faces da linguagem escrita: a leitura, a face recetiva; a escrita, a face expressiva.  Leitura e a escrita partilham conhecimentos e processos cognitivos.

É importante que, desde o início da escolarização, as crianças tenham prática de leitura e escrita em momentos da aula e que estas possam ser combinadas.

É necessário dar mais tempo à escrita no contexto escolar, pois felizmente a importância da leitura tem sido bastante ressaltada, mas menos a da escrita.

No que diz respeito concretamente ao ensino da escrita, a investigação tem demonstrado que é vantajoso dividir a complexidade da escrita nos seus múltiplos constituintes e treinar cada um deles de forma específica. Desde logo, para melhorar a competência isoladamente, mas também para melhorar a escrita de textos, garantindo necessariamente condições de generalização. Faz, por isso, sentido que planeamento, textualização e revisão sejam promovidos em atividades próprias, mas não desligadas do contexto de escrita de textos. 

Boas competências de planeamento, textualização e revisão do escritor contribuem para a escrita de bons textos. A dificuldade, nas crianças, parece estar em tomar consciência deles, desenvolvê-los, intencionar o seu uso e, sobretudo, em utilizá-los antes, durante e após a escrita do texto.

(adapt. de Alves, R., A relação de influência recíproca entre leitura e escrita)


Este vídeo apresenta algumas estratégias que podem ser usadas com os alunos com o objetivo de ensinar explicitamente todas as fases pelas quais deve passar o processo de escrita de um texto narrativo. Sem este ensino explícito, muitos alunos não atingirão níveis aceitáveis na escrita de um texto.



Publicação: 04.abril.2022

Recursos

Textos Relacionados

Multimédia

Desenvolver Vídeo

Processos de Escrita - Um exemplo com alunos do 3.º ano

Este vídeo apresenta algumas estratégias que podem ser usadas com os alunos com o objetivo de ensinar explicitamente todas as fases pelas quais deve passar o processo de escrita de um texto narrativo. Sem este ensino explícito, muitos alunos não atingirão níveis aceitáveis na escrita de um texto.