Aprender Para Usar

Porlex

As características dos processos de decodificação e codificação numa fase inicial da aprendizagem

O Porlex é uma base de dados lexical em formato Excel que permite procurar palavras com base em diferentes critérios, entre os quais ortográficos, fonológicos e morfológicos.

Objetivos

Auxiliar na procura de conjuntos de palavras para a elaboração de exercícios específicos com formatos à escolha do professor (listas de palavras para leitura ou escrita, frases, textos, jogos,...). 


Material

     - Ficheiro Excel com a base lexical, acessível aqui.

     - Vídeos de apresentação da base lexical e de demonstração da sua utilização.

 

Descrição

O Porlex contém, para cada palavra, informação psicolinguística que é útil para selecionar estímulos para pesquisas experimentais em linguagem ou para fins educativos. É baseado num léxico adulto médio e fornece informações acerca da ortografia, fonética, fonologia, gramática e vizinhança para cerca de 30.000 palavras (palavras de conteúdo não flexionadas e palavras flexionadas).

No separador Apresentação encontra-se informação detalhada desta base de dados, onde se inclui a legenda das siglas que surgem nas várias colunas da base Excel (vídeo 1).


 


No separador Porlex v3 do ficheiro Excel encontra-se um corpus de palavras que é possível selecionar através da aplicação de filtros. Cada palavra é caracterizada através por um conjunto de critérios que correspondem às colunas da base Excel (vídeo 2).




Referência bibliográfica

- Gomes, I., Castro, S. L., Lima, C. F., & Mesquita, A. B. (2019). Porlex v3, uma base lexical do Português. https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/web_base.gera_pagina?p_pagina=NCL_DATABASES 

Ver/Imprimir

Textos Relacionados