Esta atividade pode ser usada como estratégia para iniciar o ensino das vogais, ou como estratégia para consolidar a relação entre grafemas e fonemas vocálicos depois de já todos terem sido ensinados.
Objetivos
Gerais:
- Dirigir a atenção das crianças para as vogais iniciais;
- Treinar a capacidade para analisar a vogal inicial;
- Relacionar as vogais (que são nomes de letras) com os grafemas respetivos.
Específicos:
- Identificar a vogal inicial da palavra e colocar a palavra na ilha respetiva.
Contexto
Material
- 5 ilhas (fornecidas em anexo)
- 2 Cartolinas azuis
- 25 boias com imagens/palavras começadas por vogais (que são simultaneamente nome das letras):
águia, árvore, alho, asa, alface;
erva, égua, ecrã, elo, ela;
igual, iglu, igreja, íman, iguana;
ogre, olhos, ovos, orca, obra;
urso, uva, unha, uivar, unicórnio;
- 25 letras (5xA; 5xE; 5xI; 5xO; 5xU);
- videoprojetor
Contextualização
Se o objetivo for iniciar o ensino das vogais, o jogo deve ser realizado apenas com duas vogais de cada vez e deve começar com as letras <i> e <u> por serem mais consistentes do ponto de vista da correspondência grafema-fonema. As outras vogais podem ir sendo introduzidas uma a uma, realizando o jogo com uma das vogais já ensinadas anteriormente.
Se o objetivo é consolidar as correspondências entre grafemas e fonemas vocálicos, depois de já terem sido ensinados, o jogo poder-se-á realizar com todas as palavras em simultâneo.
O que deve observar
Deve anotar se cada criança consegue:
- Articular corretamente as palavras
- Compreender as instruções da atividade
- Memorizar as vogais
- Prolongar o fonema inicial das palavras
- Identificar o fonema inicial vocálico
- Permanecer atento e sentado durante a atividade
- Esperar pela sua vez de jogar
Conselhos
O jogo poderá ser aplicado em contexto de turma se as ilhas forem impressas num formato maior e se as imagens das boias forem apresentadas através de videoprojector. Neste caso as imagens das boias são apresentadas aleatoriamente e a criança tem de indicar a que ilha pertencem.
Diferenciação para alunos com dificuldades
- As crianças que tiverem apresentado dificuldades na primeira parte da tarefa são selecionadas para realizar a tarefa de forma mais individualizada (individual ou pequeno grupo até 3 crianças).
- As regras funcionam da mesma forma, mas desta vez apenas são colocadas duas boias de cada vez (uma de cada vogal trabalhada, por exemplo: igual; urso) se o objetivo for o ensino das vogais, ou cinco boias de cada vez começadas pelas cinco vogais abertas (por exemplo: águia; erva; igual; ogre; urso) se o objetivo for consolidar o conhecimento das correspondências.
Autoria do recurso
- Vale, A.P. & Martins, B. (2020). Ilhas das vogais fortes. Atividades e materiais para promoção da consciência fonológica e fonémica, leitura e escrita. PNL2027/ EDULOG.
Publicação: 19.outubro.2020
O princípio alfabético é o mecanismo de funcionamento dos sistemas de escrita alfabética. De acordo com este princípio, cada fonema é representado por um grafema. Compreender o funcionamento do princípio alfabético é a chave da aprendizagem da leitura e da escrita. O princípio alfabético é a base da decodificação/codificação, assim como a da aprendizagem do código ortográfico.