Aprender Para Usar

Escrever palavras terminadas em ice e isse

Irregularidades do código ortográfico português

Esta atividade ensina os alunos a usar conhecimento morfossintático para escrever palavras terminadas em ice e isse, uma vez que a representação do fonema /isɨ/ pode ser bastante difícil para os escreventes menos experientes.

Objetivos

Gerais:

  • Aprender a usar o conhecimento morfossintático para escrever palavras irregulares.

Específicos:

  • Ser capaz de escrever corretamente palavras acabadas em /isɨ/, usando os sufixos <–ice> ou <-isse> em função da classe da palavra (nome e verbo respetivamente).


Contexto


Material

  • Placas com imagens e explicação da regularidade
  • Lista 1: palavras para ditado de treino
  • Lista 2: palavras inventadas e frases
  • Lista 3: palavras para ditado de avaliação
  • Texto 1 com lacunas para completar (intervenção universal)
  • Texto 2 com lacunas para completar (intervenção seletiva)


Contextualização

O objetivo desta atividade é ensinar os/as alunos/as a usar conhecimento morfossintático para escrever palavras terminadas em /isɨ/. Como o fonema /s/ antes da vogal <e> se pode escrever de várias formas (e.g., trouxe, apetece, fosse) a sua representação pode ser bastante difícil, principalmente para os escreventes menos experientes. O uso do conhecimento morfológico pode ser uma estratégia para resolver as dúvidas em algumas palavras. Por exemplo, quando as palavras que terminam em /isɨ/ são nomes escrevem-se com o sufixo (e.g., maluquice), mas quando são verbos escrevem‑se com o sufixo (fingisse). A explicitação desta regularidade pode ajudar os/as alunos/as a decidir qual das duas formas é a mais correta para cada caso.

Como algumas crianças tem dificuldades em identificar se as palavras são verbos ou nomes pode ser fornecido uma estratégia mnemónica. Se a palavra ficar bem na frase “Mas que grande…” (e.g., vigarice) é porque é um nome e escreve-se com o sufixo . Por outro lado, se palavra ficar melhor na frase “Se eu…” (e.g., sorrisse) é porque é um verbo e escreve-se com o sufixo .


O que deve observar

Deve anotar se cada criança consegue:

  • Identificar nomes terminados em -ice
  • Identificar verbos terminados em -isse
  • Aplicar a estratégia aprendida para decidir se é nome ou verbo
  • Escrever palavras com precisão no ditado
  • Completar as lacunas corretamente
  • Compreender o texto
  • Aplicar vocabulário aprendido noutros contextos
  • Realizar as tarefas com autonomia


Extensão da atividade

O professor pode escrever no quadro listas de palavras terminadas em /isɨ/ e, de forma colaborativa, a turma inventa e escreve uma história utilizando o máximo de palavras possíveis.


Diferenciação para alunos com dificuldades

Os alunos que continuam a não escrever corretamente a terminação /isɨ/ devem beneficiar de um trabalho adicional e de reforço:

  • Explicar novamente as estratégias ensinadas;
  • Pedir para que cada aluno explique aos colegas as regras ensinadas;
  • Escrita de palavras com e de palavras com utilizando as regras;
  • Escrita de frases com as palavras ditadas;
  • Leitura e completamento de lacunas do texto 2 utilizando as mesmas estratégias usadas na intervenção abrangente;


Autoria do recurso

- Vale, A.P. & Martins, B. (2022). Como se escrevem palavras terminadas em ice e isse. In Vale, A.P. & Martins, B. (2022). Atividades e materiais para promoção da consciência fonológica e fonémica, leitura e escrita. PNL2027/ EDULOG.


Publicação: 28.fevereiro.2022

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