Esta atividade ensina os alunos a usar conhecimento morfossintático para escrever palavras terminadas em ice e isse, uma vez que a representação do fonema /isɨ/ pode ser bastante difícil para os escreventes menos experientes.
Objetivos
Gerais:
Específicos:
Contexto
Material
Contextualização
O objetivo desta atividade é ensinar os/as alunos/as a usar conhecimento morfossintático para escrever palavras terminadas em /isɨ/. Como o fonema /s/ antes da vogal <e> se pode escrever de várias formas (e.g., trouxe, apetece, fosse) a sua representação pode ser bastante difícil, principalmente para os escreventes menos experientes. O uso do conhecimento morfológico pode ser uma estratégia para resolver as dúvidas em algumas palavras. Por exemplo, quando as palavras que terminam em /isɨ/ são nomes escrevem-se com o sufixo (e.g., maluquice), mas quando são verbos escrevem‑se com o sufixo (fingisse). A explicitação desta regularidade pode ajudar os/as alunos/as a decidir qual das duas formas é a mais correta para cada caso.
Como algumas crianças tem dificuldades em identificar se as palavras são verbos ou nomes pode ser fornecido uma estratégia mnemónica. Se a palavra ficar bem na frase “Mas que grande…” (e.g., vigarice) é porque é um nome e escreve-se com o sufixo . Por outro lado, se palavra ficar melhor na frase “Se eu…” (e.g., sorrisse) é porque é um verbo e escreve-se com o sufixo .
O que deve observar
Deve anotar se cada criança consegue:
Extensão da atividade
O professor pode escrever no quadro listas de palavras terminadas em /isɨ/ e, de forma colaborativa, a turma inventa e escreve uma história utilizando o máximo de palavras possíveis.
Diferenciação para alunos com dificuldades
Os alunos que continuam a não escrever corretamente a terminação /isɨ/ devem beneficiar de um trabalho adicional e de reforço:
Autoria do recurso
- Vale, A.P. & Martins, B. (2022). Como se escrevem palavras terminadas em ice e isse. In Vale, A.P. & Martins, B. (2022). Atividades e materiais para promoção da consciência fonológica e fonémica, leitura e escrita. PNL2027/ EDULOG.
Publicação: 28.fevereiro.2022
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