Aprender Para Usar

Encontra a família da foca

Apreensão do princípio alfabético

Nesta atividade é solicitado às crianças que prestem atenção ao fonema inicial e que tentem encontrar todas as palavras que se iniciem com o fonema /f/.

Objetivos

Gerais:

     - Treinar a habilidade para analisar o fonema inicial e detetar o fonema /f/;
     - Treinar a correspondência entre o fonema /f/ e a letra F.

Específicos:

     - Ajudar a foca a encontrar as palavras que pertencem à sua família (palavras começadas pelo fonema /f/) e colocar as imagens na casa do /f/.


Contexto


Material

     - 1 Tampa de garrafão de água;
     - 25 Tampas de garrafa de água;
     - 1 Tabuleiro de jogo (em anexo);
     - 1 Imagem de uma foca;
     - 18 Letras «F»;
     - 7 Círculos vermelhos;
     - 25 Imagens/palavras:
          - 18 Palavras iniciadas com o fonema /f/: Fato, Fada, Figo, Filha, Fogo, Ferro, Folha, Feijão, Festa, Funil, Faca, Ficha, Farol, Fila, Feliz, Fogão, Fita, Foto;
          - 7 Palavras iniciadas com outros fonemas: Rato, Sino, Gelo, Vela, Rocha, Jogo, Sopa.


Contextualização

Durante o jogo serão colocadas 10 tampas no tabuleiro contendo imagens de palavras começadas pelo fonema /f/ e por outros fonemas. As crianças terão de escolher uma das tampas e analisar o fonema inicial.

Se a palavra começar com o fonema /f/ a criança deverá colocá-la junto da «Foca» pois pertence à sua família. Se não começar, a criança deve retirar a imagem do tabuleiro. Em qualquer dos casos passa a vez a outra criança para escolher uma imagem. Cada vez que uma palavra/tampa sai do oceano o professor/técnico deve colocar outra, escolhendo uma de entre as suplentes.

As crianças poderão confirmar se as suas respostas estão corretas voltando a tampa ao contrário e verificando se tem a letra «F» ou um círculo vermelho. O jogo termina quando não restarem imagens no oceano.

O que deve observar

Deve anotar se cada criança consegue:

     - Nomear as imagens
     - Articular corretamente as palavras
     - Prolongar o fonema inicial das palavras
     - Compreender as instruções da atividade
     - Detetar se as palavras começam ou não com fonema /f/
     - Permanecer atento e sentado durante a atividade
     - Esperar pela sua vez de jogar


Diferenciação para alunos com dificuldades

     - As crianças que tiverem apresentado dificuldades na primeira parte da tarefa são selecionadas para realizar esta modalidade de jogo de forma mais individualizada (individual ou pequeno grupo até 3 crianças).

     - O adulto que aplicar a tarefa terá de escolher duas tampas de cada vez, uma com uma palavra começada pelo fonema /f/ e a outra começada por outro fonema. O objetivo é que a criança escolha qual das duas pertence à «família da Foca», isto é, qual começa com o fonema /f/. Quando encontrar a palavra certa e confirmar, voltando a tampa ao contrário, deve colocá-la junto da foca. A outra tampa deve ser retirada do tabuleiro e escolher um novo par de palavras. Nesta fase do jogo poderão ser feitos até sete ensaios diferentes.

     - Sugestões de pares de palavras: Fato-Gelo; Fada-Rocha; Figo-Rato; Filha-Saco; Fita-Vaso; Faca-Jogo; Ferro-Sopa.


Autoria do recurso

- Vale, A.P. & Martins, B. (2020). Encontra a família da foca. In Vale, A.P. & Martins, B. (2020). Atividades e materiais para promoção da consciência fonológica e fonémica, leitura e escrita. PNL2027/ EDULOG.


Publicação: 02.novembro.2020

Textos Relacionados