Reforçar Para Usar

Dificuldades de Linguagem

Observação e Registo

A literatura científica tem demonstrado que existem sinais de alerta anteriores ao ensino da leitura que permitem identificar crianças em risco de dificuldades. Sinais que podem ser observados já em idade pré-escolar. O seu despiste, antes do início da instrução, é importante pois permite uma intervenção dirigida para a prevenção, em vez da remediação das dificuldades de leitura. A utilização de registos de linguagem, quando as crianças realizam diferentes tipos de tarefas, ajuda os educadores e professores a ser cada vez mais capazes de observar bem e detetar os sinais relevantes do que poderá ser uma dificuldade de linguagem.

Objetivos

Auxiliar no registo de desempenhos de linguagem oral, potenciando a deteção precoce de dificuldades.


Material

 

 


Descrição

A utilização de registos de linguagem, quando as crianças realizam diferentes tipos de tarefas, ajuda os educadores e professores a ser cada vez mais capazes de observar bem e detetar os sinais relevantes do que poderá ser uma dificuldade de linguagem.

O Guião de Observação da Linguagem Oral é um instrumento de apoio ao registo de sinais de alarme detetados em alguma criança:

  • Aspetos da linguagem que parecem ser diferentes do que é esperado;
  • Uso da linguagem pela criança;
  • Comportamentos das pessoas que interagem com a criança;
  • Comportamentos mais gerais da criança quando está em interação com os outros.

O Perfil de Dificuldades de Linguagem Oral é útil para focar a atenção e registar algumas características mais específicas da linguagem da criança, ajudando assim a tomar decisões. Está dividido em quatro secções:

  • Comunicação de Ideias e Significados - envolve o conhecimento de palavras, e a relação entre elas, nas frases e no discurso;
  • Estruturas - inclui o conhecimento sobre os sons da fala e a morfossintaxe, que se refere às frases;
  • Propósitos - relaciona-se com o discurso social e a utilização da linguagem para alcançar objetivos, também chamado pragmática;
  • Capacidade para Aprender Linguagem - é determinante no desenvolvimento.

Uma criança pode manifestar dificuldades em aspetos da linguagem em uma dessas secções ou em várias, mas basta mostrar dificuldades em uma para que se deva iniciar um processo de avaliação mais aprofundado.

Autoria do recurso

- Vale, A.P. & Martins, B. (2021). Despiste e intervenção precoce [registo vídeo]. In Vale, A.P. & Martins, B. (2021). Atividades e materiais para promoção da consciência fonológica e fonémica, leitura e escrita. PNL2027/ EDULOG.

Publicação: 18.outubro.2021

Textos Relacionados