Aprender Para Usar

4 passos para ler palavras simples

As características dos processos de decodificação numa fase inicial da aprendizagem

Nas fases iniciais da aprendizagem alfabética é muito importante que sejam explicitadas todas as operações que os aprendizes devem realizar para conseguirem decodificar palavras e, consequentemente, acederem ao seu significado.

Objetivos

Gerais:

- Entender e treinar o mecanismo de decodificação.

Específicos:
-Ser capaz de decodificar qualquer palavra ou pseudopalavra regular com as letras já aprendidas.


Contexto


Material

     - Cartaz com os 4 passos para começar a ler palavras simples;
     - 24 cartões com palavras;
     - 18 cartões com pseudopalavras;
     - 10 cartões com frases.


Contextualização

O domínio do mecanismo de decodificação por parte dos aprendizes é essencial para desenvolverem as suas habilidades de leitura. Nas fases iniciais da aprendizagem alfabética é muito importante que sejam explicitadas todas as operações que os aprendizes devem realizar para conseguirem decodificar palavras e, consequentemente, acederem ao seu significado. Gradualmente, com o treino e a repetição, esta operação, que inicialmente exige recursos atencionais conscientes e esforço, passa a ser realizada de uma forma cada vez mais automática.


O que deve observar

Deve anotar se cada criança consegue:

     - Nomear as letras
     - Identificar os fonemas que as letras representam
     - Fazer a síntese fonémica
     - Decodificar palavras
     - Decodificar pseudopalavras
     - Decodificar palavras nas frases


Extensão da atividade

A tarefa pode ser repetida com outras palavras, pseudopalavras e frases, dependendo sempre das letras que as crianças já conhecem.


Diferenciação para alunos com dificuldades

Os alunos que tenham evidenciado dificuldades em memorizar os passos e em perceber e/ou aplicar o mecanismo da decodificação devem repetir esta atividade em contexto de pequeno grupo - máximo (6 alunos) - realizando a tarefa de forma mais controlada por parte do/a professor/a, que em cada momento pode auxiliar a aplicar cada um dos passos de forma mais eficaz.


Autoria do recurso

- Vale, A.P. & Martins, B. (2020). Decodifica o código do cofre. In Vale, A.P. & Martins, B. (2020). Atividades e materiais para promoção da consciência fonológica e fonémica, leitura e escrita. PNL2027/ EDULOG.


Publicação: 21.junho.2021

Textos Relacionados