A fluência de leitura tem de ser sistematicamente trabalhada em contexto de sala de aula. Porque é importante desenvolver a fluência na leitura? Como avaliar a fluência leitora dos alunos?
É importante integrar em sequências didáticas as estratégias que a investigação tem mostrado serem eficazes na promoção da fluência da leitura.
O estímulo e a promoção de oportunidades de leitura no contexto familiar reforça a aprendizagem e é essencial ao desenvolvimento de hábitos de leitura.
Os pais podem ajudar as crianças a ler melhor. A prática é indispensável para uma maior fluência e uma melhor compreensão.
O treino da leitura com obras motivantes deve ser uma constante nas salas de aula do primeiro ciclo e prosseguir de várias formas ao longo todo o percurso escolar.
A literatura científica tem demonstrado que existem sinais de alerta anteriores ao ensino da leitura que permitem identificar crianças em risco de ter dificuldades na aprendizagem da leitura.
Um despiste precoce de dificuldades de leitura antes do início da instrução permite uma intervenção dirigida para a prevenção.
A aprendizagem da escrita deve ser monitorizada desde o início do ano letivo, por forma a identificar precocemente crianças com mais dificuldades.