LER: Leitura e Escrita – Recursos

Histórias ao alcance de quem começa a ler

O Plano Nacional de Leitura 2027 e o EDULOG – Fundação Belmiro de Azevedo apresentam três livros digitais, concebidos de forma a corresponder aos desejáveis progressos de leitura dos alunos do 1.º ano de escolaridade.

O contexto

Está demonstrado que, na primeira fase da aprendizagem formal, é muito benéfico proporcionar às crianças momentos de leitura individual de livros que se encontrem ao alcance delas – obras que possam ser lidas na íntegra e lhes deem satisfação, narrativas curtas e compreensíveis, textos com frases simples e com palavras que incluam grafemas-fonemas já dominados.

Quando as crianças começam a aprender a ler, é frequente terem vontade de pegar em livros e tentar compreender sozinhas os textos sem o apoio dos adultos. Acontece que, no mercado português, não existem ainda livros adequados a leitura autónoma nesta fase inicial da aprendizagem, o que pode provocar uma sensação de desânimo e perda da motivação anteriormente estimulada e adquirida na família e na educação pré-escolar.

O desafio

Com o propósito de obviar a esta lacuna, o PNL2027 e o EDULOG solicitaram às escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada que se dispusessem a respeitar os constrangimentos decorrentes da introdução das correspondências grafema-fonema e da escolha de palavras e frases com determinadas características, para conceber histórias destinadas a crianças do 1.º ano, que se encontram em diferentes etapas da aprendizagem inicial da leitura.

A informação e a revisão pedagógicas ficaram a cargo de Fernanda Leopoldina Viana e Iolanda Ribeiro que, no âmbito dos seus projetos de investigação, realizaram o levantamento das sequências mais frequentes na introdução de grafemas-fonemas, nos manuais escolares portugueses de maior circulação. Para a ilustração dos livros, foi convidado o designer gráfico Nuno Feijão, que há muitos anos mantém uma frutuosa parceria com as autoras.

A proposta

Os três livros agora publicados oferecem histórias completas. Contudo, estes livros, e é essa a sua originalidade e mais-valia, incluem apenas palavras compostas por conjuntos de grafemas-fonemas que as crianças, em três etapas do seu percurso, já aprenderam nas aulas.