O Plano Nacional de Leitura 2027 e o EDULOG – Fundação Belmiro de Azevedo apresentam três livros digitais, concebidos de forma a corresponder aos desejáveis progressos de leitura dos alunos do 1.º ano de escolaridade.
Está demonstrado que, na primeira fase da aprendizagem formal, é muito benéfico proporcionar às crianças momentos de leitura individual de livros que se encontrem ao alcance delas – obras que possam ser lidas na íntegra e lhes deem satisfação, narrativas curtas e compreensíveis, textos com frases simples e com palavras que incluam grafemas-fonemas já dominados.
Quando as crianças começam a aprender a ler, é frequente terem vontade de pegar em livros e tentar compreender sozinhas os textos sem o apoio dos adultos. Acontece que, no mercado português, não existem ainda livros adequados a leitura autónoma nesta fase inicial da aprendizagem, o que pode provocar uma sensação de desânimo e perda da motivação anteriormente estimulada e adquirida na família e na educação pré-escolar.
Com o propósito de obviar a esta lacuna, o PNL2027 e o EDULOG solicitaram às escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada que se dispusessem a respeitar os constrangimentos decorrentes da introdução das correspondências grafema-fonema e da escolha de palavras e frases com determinadas características, para conceber histórias destinadas a crianças do 1.º ano, que se encontram em diferentes etapas da aprendizagem inicial da leitura.
A informação e a revisão pedagógicas ficaram a cargo de Fernanda Leopoldina Viana e Iolanda Ribeiro que, no âmbito dos seus projetos de investigação, realizaram o levantamento das sequências mais frequentes na introdução de grafemas-fonemas, nos manuais escolares portugueses de maior circulação. Para a ilustração dos livros, foi convidado o designer gráfico Nuno Feijão, que há muitos anos mantém uma frutuosa parceria com as autoras.
Os três livros agora publicados oferecem histórias completas. Contudo, estes livros, e é essa a sua originalidade e mais-valia, incluem apenas palavras compostas por conjuntos de grafemas-fonemas que as crianças, em três etapas do seu percurso, já aprenderam nas aulas.
A história elaborada para a primeira etapa apresenta uma família de gatos músicos que vive junto de um lago e, vencendo alguma incompreensão inicial dos vizinhos, acaba por formar uma orquestra com patos e outros animais.
A história elaborada para a primeira etapa apresenta aventuras vividas por três amigos: a Fafá, o Lulu e o Vivi. Os três amigos descobrem uma mala muito pesada. Todos os animais do bosque se juntam aos três amigos com curiosidade. O que será que acontece de seguida?
Na história destinada à segunda etapa, os leitores irão conhecer três meninos que vivem em casas contíguas e irão acompanhá-los na procura de uma bola que se perdeu no jardim.
A terceira narrativa tem como cenário uma simpática selva, onde os animais, em vez de desfrutarem do que a natureza oferece, se revelam invejosos uns dos outros e passam os dias em lamúrias. Contudo, ao ouvirem alguns comentários do Sol e de uma nuvem muito atenta, acabam por mudar de atitude.